Como foi feita a Ilustração Monstro do Pântano

Já fazia um tempo que algumas pessoa vinham pedindo para que eu fizesse uma ilustração do Monstro do Pântano, não resisti ao "desafio" e acabei fazendo e de quebra fiz alguns prints da ilustração para o FIQ 2018.
Abaixo apresento o processo de trabalho e materiais que utilizei para ilustrar esta personagem.




A proposta, a principio pode parecer simples, mas fazer uma ilustração de uma das personagens mais cultuados das HQs não é fácil, e em se tratando do Monstro do Pântano isso complica ainda mais, pois este é uma personagem que já foi reproduzido de várias formas.
Quando as pessoas começaram a me pedir um desenho deste personagem eu sabia que teria fazer algo diferente nesta ilustração. O Monstro do Pântano tem um visual icônico e bem marcante, porém o que chama muito a atenção nele, pelo menos para mim, é do que o seu corpo é composto, algo como uma pessoa coberta de cipós, galhos, folhas e com musgo. Então como gosto de aplicar texturas e relevos em meus trabalhos este é um prato cheio para isso.

Antes de começar a esboçar algo faço uma pesquisa sobre pântanos, paisagens e quais soluções gráficas outros artistas já tinha aplicado ao Monstro.


Imagem 01: ilustrativa

E nesta busca por referências eu acabei (meio que sem querer), encontrando uma imagem que basicamente definiu o conceito do projeto, pelo menos sobre o enquadramento e posicionamento do personagem. A foto (imagem 02) é uma das mais famosas sobre avistamentos de "criaturas" do mundo, trata-se da imagem atribuída ao Pé Grande (também conhecido como Sasquatch ou Bigfoot) .


Imagem 02 - Fonte internet
A ilustração foi idealizada para ser uma "atualização" desta foto do Pé Grande e sobre como seria um avistamento do Monstro do Pântano. Conceitualização estruturada o próximo passo é ir para o papel.
 Como trabalhei com texturas e relevo optei em utilizar o Papel Cartão por ser mais grosso. Outro que poderia ser utilizado era o Papel Paraná que é semelhante ao Cartão. Para preparação do papel apliquei umas duas demão de latex branco e após secagem inicio o desenho fazendo o esboço com grafite azul Pentel com mina 0.7 e finalizo o desenho com lápis 2B da Staedtler.


eder-santos-ilustrador-artedoeder.com
Imagem 03: Desenho Monstro do Pântano

 Próximo passo é começar a pintura. Como recomendado começo a pintura pelo cenário para poder ter mias liberdade na hora de pintar a criatura. Nesta etapa utilizo tintas acrílicas da marca Acrilex 
e pincéis da Keramik referência 311 números 6 e 4 e Tigre referência 141 números 12, 14 e 18.


eder-santos-ilustrador-artedoeder
Imagem 04: Desenho Monstro do Pântano



eder-santos-ilustrador-artedoeder
Imagem 05: Desenho Monstro do Pântano


eder-santos-ilustrador-artedoeder
Imagem 06: Desenho Monstro do Pântano


O próximo passo é a texturização da criatura. Com cola branca misturada com água (medida de um para um) e toalhas de papel começo o processo de relevos e textura da criatura. E finalizo com uma textura de fibras para limpeza da marca Scoth-Brite (algo que lembra muito a parte verde das esponjas de lavar louça). Desfio e colo estas fibras em várias partes do desenho do corpo e rosto da criatura para dar a textura de musgo.

 
eder-santos-ilustrador-artedoeder
Imagem 07: Desenho Monstro do Pântano

eder-santos-ilustrador-artedoeder
Imagem 08: Desenho Monstro do Pântano

eder-santos-ilustrador-artedoeder
Imagem 09: Desenho Monstro do Pântano
Após a secagem da texturização e aplicação de relevos começo a pintar a criatura com tinta acrílica e finalizo alguns efeitos com giz pastel oleoso da Pentel para ajudar no acabamento e realçar a textura do Monstro.

eder-santos-ilustrador-artedoeder
Imagem 10: Desenho Monstro do Pântano

eder-santos-ilustrador-artedoeder
Imagem 11: Desenho Monstro do Pântano

Abaixo temo o resultado final do trabalho. 

monstro-do-pantano-artedoeder
Imagem 12: Desenho Monstro do Pântano
 No vídeo abaixo que se encontra no nosso canal do YouTube é possível ver o passo a passo da confecção desta ilustração.







Espero que gostem!

No episódio de hoje aprendemos como foi o processo na criação e finalização de da ilustração do Monstro do Pântano.

Até a próxima pessoal!




Share on Google Plus

Sobre Eder Santos

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

2 Comments:

  1. Maneiro demais! Muito interessante esse método para fazer a figura texturizada. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Prof. André, tudo bem? Que bom que gostou! Sempre que posso acrescento texturas em meus trabalhos! E muito obrigado pela visita!

      Excluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial