As Histórias em Quadrinhos, sua história e definições




Sem dúvida, as Histórias em Quadrinhos (HQ) são um dos temas mais pops da atualidade e isso já faz tempo. Dificilmente encontraremos alguém que nunca tenha lido ou ouvido falar deste meio de entretenimento. Pode ser cômico, infantil, adulto, real ou de ficção, qualquer tema serve de base para uma boa HQ. Há pouco mais de cem anos, as Histórias em Quadrinhos começavam a fixar-se como uma das mais populares e ricas formas de expressão, fascinando até hoje crianças, jovens, adultos e idosos de todo planeta. Unindo imagens e textos, elas criam mundos encantados ou expressam a realidade em que vivemos e nos transportam para todos os lugares dessa galáxia ou do universo.
Mas como tudo isso começou? O que são e onde foi inventada as Histórias em Quadrinhos? Antes de tudo, quero deixar claro que este artigo não tem a intenção de servir de referência histórica, mas de contextualizar a história das HQs apontando alguns pontos relevantes na sua definição e na sua trajetória ao longo dos anos.
As Histórias em Quadrinhos também são conhecidas pela abreviação HQs, Quadrinhos, Gibi (me perdoem os rebeldes) ou Graphic Novels — termo criado pelo quadrinista Will Eisner (1917-2005) para designar publicações com edição especial e tratamento de luxo. Mas também já foram chamadas de Literatura em Estampas e de Romances Caricaturados, e não faz muito tempo que elas foram consideradas uma leitura pouco valiosa e temia-se ainda que, ao ler suas histórias, as pessoas acabassem por perder o gosto pela leitura de outras obras.
           Os Quadrinhos surgiram na primeira metade do século XIX. O lugar exato ainda é impreciso, mas alguns afirmam que foi no Japão, por volta de 1814, quando Katsushika Hokusai publicou Hokusai Mangá (imagem 01). Já outros dizem que foi em 1827, na Suíça, quando Rudolph Töpffe publicou M. Vieux-Bois (imagem 02), que são histórias em que os desenhos eram acompanhados de uma ou duas linhas de texto. Ou talvez muito antes disso, se analisarmos as pinturas rupestres nas cavernas, as decorações das pirâmides egípcias, astecas e maias, as paredes dos templos gregos e a arte de vários povos primitivos.

Imagem 01 - Hokusai Mangá, criado por Katsushika Hokusai
Fonte da imagem: http://radioblast.com.br/post/o-primeiro-mang-do-mundo

Imagem 02 - M. Vieux-Bois, de Rudolph Töpffer
Fonte da imagem: http://konkykru.com/e.toepffer.vieuxbois.1839.html

No entanto, foi a tira de jornal Yellow Kid (imagem 03), impresso no ano de 1895 no Jornal World de Nova York, o primeiro quadrinho a ser publicado no formato como o conhecemos hoje.


Imagem 03 - Yellow Kid publicado em 1895
Fonte da imagem:  https://cartoons.osu.edu/digital_albums/yellowkid/1897/1897.htm

       Por serem de fácil leitura, as HQs nem sempre tiveram o respeito da sociedade durante o século XX, principalmente nos anos 40, 50 e parte dos anos 60. Foi nesse período que a leitura de Histórias em Quadrinhos foi acusada de estimular a preguiça mental e incitar os jovens à violência e a homossexualidade, e ainda foram associadas a uma parcela da população de baixo nível cultural e de capacidade intelectual limitada — o que principalmente contribuiu para esta visão sobre os Quadrinhos foi o fato de que alguns autores só produziam histórias com conteúdo descartável e com violência gratuita. Em resposta, as editoras uniram-se voluntariamente e criaram o Comics Code Authority, o Código de Ética para as Histórias em Quadrinhos (imagem 04). O órgão visava regulamentar as publicações lidas pelos jovens leitores americanos.

Imagem 04 - Comics Code Authority
Fonte imagem: http://dc.wikia.com/wiki/Comics_Code_Authority
        As Histórias em Quadrinhos também são chamadas de Arte Sequencial (outra denominação de Will Eisner), e isso quer dizer que são narrativas gráfico-visuais. Elas possuem particularidades partindo do agenciamento mínimo de duas imagens, havendo entre elas um corte, também chamado de corte gráfico, onde se marca o impulso narrativo (que pode ser espacial ou temporal). E se o roteiro for bem escrito, a passagem de uma imagem para outra revela o enredo e sua temática.


Imagem 05 - Arte de Will Eisner
Fonte da imagem: Livro Quadrinhos e Arte Sequencial pag. 25, 1985.

O balão é um elemento que pode fazer parte da identidade gráfico-visual que serve de alimento para uma HQ. Ele inclui-se na imagem que os Quadrinhos carregam em si. O balão se faz presente em uma realidade linguístico-abstrata e concreta, seja no encerramento de uma fala ou na conclusão de um pensamento das personagens. Ainda sim, é possível existir Quadrinhos sem balões. Por exemplo, nos anos 30, temos Príncipe Valente (de Hal Foster) e, na década de 90, Valentina e a Lanterna Mágica (de Guido Crepax). Mas de forma alguma existirá Histórias em Quadrinhos sem imagens sequenciais.

Imagem 06 - Arte de Will Eisner
Fonte da imagem: Livro Quadrinhos e Arte Sequencial pag. 26, 1985.






O Quadrinho necessita muito de uma boa narrativa, de um bom argumento e de um bom potencial. Nas Histórias em Quadrinhos, o 'bom' desenho, para ser considerado como tal, não precisa ser de estilo acadêmico, tem que ser levado em conta o seu grafismo e como ele foi inserido na narrativa. O layout das páginas tem um grande impacto junto com as técnicas de desenho e de cores chamativas. No entanto, apesar da grande visibilidade e atenção do trabalho artístico, a história ainda é um componente fundamental de uma revista em quadrinhos.

Imagem 07 - 300 de Esparta, pags. 7 e 8 - Edição 5, 1999 - Editora Abril
Fonte da imagem: http://hqultimate.com/leitor/300_de_Esparta/05




Para Will Eisner, essas revistas são, em sua essência, um meio visual composto por imagens — apesar das palavras serem elementos de vital importância. A maior dependência para a descrição e narração está nas figuras de entendimento universal, criadas com a clara intenção de imitar ou de exagerar a realidade. Não é somente na estrutura intelectual que está baseada toda arte. Ela vai além de qualquer outro elemento, e é isso que faz o trabalho perdurar.
Atualmente, os Quadrinhos se expandiram para várias plataformas, incluindo livros e jogos. Diversos meios de comunicação, grandes corporações e instituições de ensino no mundo todo utilizam e reconhecem os Quadrinhos como uma poderosa ferramenta de informação. Não é à toa que as HQs vêm se destacando através de superproduções feitas para o cinema. Mas este é um assunto para outro dia.


Fontes:

WISNER, Will. Narrativas Gráficas. São Paulo: Editora Devir, 2005.

WISNER, Will. Quadrinhos e Arte Sequencial. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1985/1989.

MOYA, Álvado de. História da História em Quadrinhos. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

SERPA, Dagmar; ALENCAR, Marcelo.  As boas Lições que Aparecem nos Gibis. Revista Nova Escola, Ed São Paulo, nº 111, p. 10-19, 1998.

CIRNE, Moacy; MOYA, Alvaro; D’ASSUNÇÃO; Otacílio; NAUDIM, Aizen. Literatura em Quadrinhos no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2002.


 



Share on Google Plus

Sobre Eder Santos

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial